Você já tentou compartilhar um documento com muitas pessoas???

Se a resposta é sim, com certeza você ouviu alguém reclamar que o documento abriu com uma formatação estranha ou que a impressão não estava como o documento original.

A resposta para esses e outros tantos problemas é que hoje temos diversas versões de sistemas operacionais e diversos aplicativos, e um simples documento de texto salvo com uma fonte diferente que não existe num outro computador onde será aberto, já é motivo para uma formatação diferente da original.

Imagine hoje com tanta informação, se não houve um padrão, cada computador a formatação seria diferente.

Eu não vou comentar sobre como surgiu a Internet ou “quem veio primeiro: o ovo ou a galinha”, mas sim a função de browser ou navegador.

Tim Berners-Lee sentiu a necessidade de compartilhar as informações em forma de blocos de textos, imagens ou sons (isso chama-se hipertexto), e fazer com que essas informações tivessem referências entre si, daí o termo link.

E para que essas informações fossem compartilhas, acessadas e navegadas, Tim criou o primeiro navegador o WorldWideWeb, isso em 1900!

Então um navegador ou browser é um aplicativo que recebe ou envia dados para um outro computador. Esse outro computador conhecido como servidor, é acessado através de um endereço, envia os dados (que pode ser texto, imagens, animações, sons, etc…) ou recebe as informações quando preenchemos algo na página exibida no navegador.

Hoje quando instalamos um sistema operacional, ele por padrão já vem com um navegador e nem por isso você é obrigado utiliza-lo.

E através de uma série de posts (parece até documentário de TV), vamos comentar sobre os principais navegadores, tirar dúvidas, ouvir profissionais da área, links para outros blogs ou sites, etc…

Começamos essa série de posts com o tema “Browser???!!! Navegador???!!! O que é isso???

Usuários tem dúvidas sobre o termo browser: Yahoo! Respostas: O que é browser?

E informação não falta: Discovery: A Guerra dos Navegadores => animação com uma linha do tempo

E para quem não conhece: Discovery: A história da Internet

E só para matar a curiosidade e para deixá-los curiosos para o que vem por aí, vejam como o navegador trabalha ao carregar a página:



[]´s, :)
Adriano Caramello Hypólito

Comentar